ACADEMIA DE CIÊNCIAS POLICIAIS: A vida numa universidade-quartel

-domingo retrata a caminhada e sonhos de alguns graduados da ACIPOL

Por detrás da beleza do espectáculo paramilitar da cerimónia de graduação de jovens estão profundas, senão mesmo terríveis histórias de vida, inseridas numa “caminhada” de quatro anos numa universidade-quartel. domingo buscou os perfis e trajectória de alguns destes graduados, agora subinspectores da Polícia.

A odisseia de um cadete, por vezes mal informado sobre a natureza específica da Academia de Ciências Policiais (ACIPOL), uma universidade paramilitar, começa à sua chegada ao campus, onde é recebido por uma equipa preparada de socializadores, constituída por cadetes do terceiro ano.

A recepção, tecnicamente conhecida por “hop-ACIPOL”, não foge à regra de recepção de recrutas em qualquer centro de formação militar ou paramilitar. Consiste em correr na posse de todos os pertences. A corrida é intercalada com exercícios complexos que se revelarão fundamentais para toda a vida profissional.

Um dos nossos entrevistados, que entrou na ACIPOL partindo das fileiras da Polícia da República de Moçambique (PRM), disse ter ficado chocado pelo facto de essa recepção ser dirigida por um cadete mais velho. Depressa apercebeu-se que se tratava de pôr os formandos a habituarem-se às hierarquias. Ali, o cadete do primeiro ano faz continência a todos; o do segundo aos cadetes do terceiro e quarto anos e estes só prestam vassalagem aos oficiais e a todos os docentes.

Texto de Francisco Alar
francisco.alar@snoticicas.co.mz

 

 

Editorial

Assim também não!
domingo, 22 abril 2018, 00:00
Começa a ser preocupante a maneira como gente estranha ao sector da Saúde, vezes sem conta, passeia-se à vontade, nas nossas unidades sanitárias; sobretudo quando estas... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 466 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador