Os membros do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), na cidade de Maputo, estão de costas voltadas por causa de divergências no processo de eleições internas de candidatos a cabeças de lista e membros da assembleia municipal para o escrutínio de 10 de Outubro.

Para já há dois nomes de peso que parecem estar dispostos a romper o seu vínculo com a terceira força política em Moçambique. Trata-se de Venâncio Mondlane e, provavelmente, António Frangoulis.

Venâncio Mondlane, deputado da Assembleia da República pelo MDM,acaba de declinar publicamenteo convite para encabeçar a lista deste partido para concorrer à presidência do Conselho Municipal da cidade de Maputo alegando que o processo de eleições internas está inquinado de “graves irregularidades”.

Contactado ontem pelo domingo, Mondlane disse ter ficado surpreendido com o anúncio da delegação política da cidade de Maputo que o colocava como “cabeça de lista”do MDM para o município, quando o processo de eleições primárias ao nível dos distritos ainda não terminou.

“Não estou interessado em entrar num processo cheio de incongruências. Por exemplo, as eleições internas não tinham chegado ao fim e foram interrompidas para se anunciar um candidato que é mal visto pela Comissão Política que até o expurgou deste órgão. Entendo que não vale a pena encabeçar um processo cheio de graves irregularidades”,disse.

Acrescentou que a crispação com a direcção do partido iniciou ano passado, nas vésperas do II Congresso, quando ele sugeriu o debate em sede desta reunião magna a sua proposta de coligação entre o MDM e a Renamo, ideia não acolhida.

“Depois de avançar com a ideia, o que aconteceu foi o meu afastamento da Comissão Política sem consulta prévia nem explicações. Por essa razão entendi que já não inspirava confiança, pelo que acho caricato avançar-se com o meu nome, até porque já tinha alertado a delegação política da cidade de Maputo que não estava disponível a candidatar-me nas eleições internas”,explicou.

Leia mais...

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 58,6 59,76
ZAR 4,06 4,14
EUR 67,41 68,76

21.08.201Banco de Moçambique