Sob o lema Maria Mãe dos Jovens, Modelo de Fé e Discernimento Vocacional, os cristãos católicos peregrinaram ontem para o Santuário de Nossa senhora de Fátima de Namaacha, na província de Maputo.

Como que a fazer jus ao lema, muitos jovens percorreram vários troços a pé, num exercício de sacrifício focalizado num propósito: recordar as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhosLúcia dos Santos, Francisco e Jacinta Marto – na Cova da Iria, em Portugal, em 1917.

Desde sexta-feira que a reportagem de domingo foi interceptando vários grupos de peregrinos, caminhando a pé na zona de Matola Rio. Já na tarde de ontem uma fila enorme de viaturas, entre particulares e colectivos, era visível ao longo da estrada que liga a cidade de Maputo e a vila fronteiriça da Namaacha.

Em Namaacha a temperatura surpreendeu ao não baixar para os níveis habituais por estas alturas do ano, o que só ajudou para um bom ambiente de orações.

Facto curioso é que desta vez além de fiéis da Arquidiocese de Maputo (Cidade e Província do Maputo), foi notória a presença de uma delegação estrangeira, nomeadamente ida da África do Sul, a qual era constituída maioritariamente por padres da Mariannhill, de Kwazulo Natal.

Em conversa com domingo os clérigos disseram terem vindo a Moçambique com o objectivo de colher experiência a moçambicana, tendo em vista um grandioso evento que estão a preparar para o próximo ano alusivo a Mãe de Jesus, Maria.

Visivelmente emocionado, o padre Raphael Phiri, que falou em representação da delegação sul-africana, disse ter ficado comovido com o elevado número de jovens que abraçaram o propósito caminhando a pé a partir da cidade de maputo, o que, na sua óptica, demonstra que a Igreja Católica está vibrante em Moçambique e tem na juventude a sua garantia de continuidade.

Para o Padre Agostinho Paulo, anfitrião da peregrinação, o lema adoptado este ano é consentâneo com o terma mundial atinente ao futuro dos jovens sobre como eles vão gerir a Igreja e a sociedade do amanhã.

Para o sacerdote, os jovens hoje são bombardeados por muitas vozes, desde económicas, sociais, tecnológicas até à proliferação de religiões.

A peregrinação ao santuário de Fátima é, para os cristãos católicos um exercício de fé que simboliza as aparições de Nossa Senhora (Mãe de Jesus) aos três pastorinhos, em Portugal. É uma festa de elevada relevância do ponto de vista religioso.

 

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique