O Governo está a trabalhar na manutenção das vias de acesso aos centros de pesca do lago Niassa, na província do mesmo nome, visando o incremento das capturas e melhoria do abastecimento ao mercado.

O domingo soube que o governo da província do Niassa está também engajado na mobilização de investidores para, de forma sustentável, promover a exploração do potencial existente no lago, o que passará pela construção de infra-estruturas logísticas, sobretudo, de conservação do pescado.

A iniciativa surge da constatação de que o potencial existente não está a ser explorado convenientemente para garantir a segurança alimentar e nutricional e reforço da renda para a população.

Alberto Mucavela, director provincial do Mar, Águas Interiores de Pesca em Niassa, disse que o lago, cuja parte moçambicana compreende 6400 quilómetros quadrados, tem condições para a captura de 21 mil toneladas de pescado por ano.

No entanto, a capacidade actualmente instalada situa-se em 10 mil toneladas, envolvendo nove mil pescadores artesanais que usam 143 embarcações motorizadas. Estes operadores não têm capacidade para navegar para além das três milhas onde se assume existir pescado em abundância.

Mucavela acrescentou que a exiguidade de dinheiro para aquisição de sondas marítimas, equipamento que ajuda na localização de cardumes, concorre para a baixa produtividade.

Aliás, as autoridades reconhecem que a quantidade de pescado, sobretudo da espécie utaca, tchambo e tchene, que chega ao mercado não corresponde ao esforço de pesca, “porque os acessos aos 18 centros de pesca encontram-se em péssimas condições, situação que se arrasta há anos e que foi agravada pelas cheias registadas em Fevereiro”.

Conforme referiu, os pescadores artesanais sentem-se forçados a devolver à água parte do peixe capturado, devido à falta de gelo para conservação e posterior colocação no mercado.

Entretanto, o Governo prevê adquirir, ainda este ano, 37 motores para equipar igual número de embarcações de pesca que operam no Lago Niassa.

Os candidatos a beneficiar dos motores devem desembolsar de imediato 20 por cento do custo global de cada equipamento e o restante valor será amortizado gradualmente.

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 58,6 59,76
ZAR 4,06 4,14
EUR 67,41 68,76

21.08.201Banco de Moçambique