PONTA DO OURO: Temos estrada!

Texto de Benjamim Wilson

A ligação rodoviária entre o centro da cidade capital e a vila turística da Ponta do Ouro está a transfigurar-se. Mesmo antes da sua inauguração, a estrada KaTembe-Boane-Ponta do Ouro, associada à ponte sobre a baía de Maputo, está a fazer jus ao lema do Rovuma ao Maputo. Moçambique está ligado por estrada.

Está ainda em obras, mas o tráfego em direcção ao posto fronteiriço e à vila turística não pára de aumentar, já que a via é tida como um autêntico corta-mato para a cidade sul-africana de Durban. Poupam-se duas a três horas de viagem.

Para a história ficam as prolongadas horas de constrangimentos neste percurso de perto de 120 quilómetros, agravados em grande medida pelas precárias condições da via. Hoje é uma estrada que orgulha a província de Maputo. É caso para dizer, Maputo tem a estrada!...

No passado, a viagem entre a cidade de Maputo e a Ponta do Ouro podia durar entre oito e dez horas, mas hoje em menos de uma hora e meia pode ser concretizada, usando o trajecto Boane-Ponta do Ouro, numa extensão de cerca de 180 quilómetros.

A euforia resultante da existência de uma estrada pavimentada faz adivinhar uma transformação de comportamentos nos tempos que se avizinham. O turismo vai exultar.

Com a tão esperada para breve inauguração da ponte Maputo-KaTembe, faz-se adivinhar melhores dias, com o tempo de viagem para a Ponta do Ouro a baixar para menos de uma hora.

Na localidade da Ponta do Ouro, posto administrativo de Zitundo, já se começou a tomar posições em relação a um eventual crescimento do fluxo de turistas, bem como de novos e ambiciosos projectos de investimentos turísticos, face à conclusão da pavimentação da via de ligação ao centro da vila.

Animadas pelas obras na fase conclusiva, as comunidades da Bela-Vista começam a pedir a pavimentação das estradas da vila-sede do distrito de Matutuíne.

Este projecto representa no global um investimento de 785 milhões de dólares-americanos, desembolsados pelos governos de Moçambique e da China.

Pub