Política

    Desporto

      Nacional

        Sociedade

          Economia

          Cultura

            Mais lidas

            Câmbio

            Moeda Compra Venda
            USD 59,96 61,15
            ZAR 4,17 4,25
            EUR 68,7 70,06

            19.10.201Banco de Moçambique

            Texto de Bento Venâncio
            This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
             
             

             

            -Victor Borges, governador da província, fala de importantes ganhos na agricultura, construção de estradas e transporte de carvão mineral

            1.4 mil milhões de dólares americanos é o valor amealhado pela província de Nampula no rescaldo da última Conferência de Investimentos, realizada há dois anos, cujo impacto é notório na dinamização da economia da província.

            Em entrevista ao domingo, Victor Borges fala de investimentos de grande vulto nos sectores de agricultura, pesca e transporte de carvão mineral. Na Pesca, por exemplo, destaca a implementação de um projecto de 100 milhões de dólares, implementado por empresários chineses, que visa a promoção da aquacultura e pesca no distrito de Moma, sendo que cerca de 20 milhões de dólares destinam-se à aquacultura e 80 milhões para pesca industrial e semi-industrial.

            Para a agricultura e construção de estradas, a União Europeia assegurou um pacote de 320 milhões de euros, que incluem também a província da Zambézia, valor que resulta da sua participação na Conferência de Investimentos.

            Por outro lado, o Corredor Logístico de Nacala, recentemente inaugurado, está a impactar no incremento de volumes transportados de carvão mineral.

            Segue-se o teor da entrevista em discurso directo.

            Após a realização da Conferência de Investimentos, há dois anos, que avanços foram registados no desenvolvimento de Nampula? 

            Após a Conferência de Investimentos, em Setembro de 2015, fizemos dois fóruns de investimento e negócio, um em 2016, outro em 2017.

            Já começámos a obter resultados. Primeiro há empresas que se deslocaram de outros pontos do país para Nampula. Temos como exemplo empresas de venda de equipamento agrícola. Duas empresas estabeleceram-se em Nampula. Hoje se quisermos comprar máquinas agrícolas podemos fazê-lo aqui.

            Divulgamos bastante a falta de energia eléctrica na nossa província. Neste momento temos quatro projectos de energia eléctrica, dois deles já consolidados, designadamente os projectos de Nacala Power e de Nacala-a-velha para produzir 400 megawatss de energia a partir de gás natural. Temos igualmente um projecto de geração em Namialo para produzir 150 megawatts a partir de painéis solares. Esses são projectos consolidados.

            Leia mais...