CONFERÊNCIA DE INVESTIMENTOS: Nampula arrecada mil milhões de dólares

Texto de Bento Venâncio
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
 
 

 

-Victor Borges, governador da província, fala de importantes ganhos na agricultura, construção de estradas e transporte de carvão mineral

1.4 mil milhões de dólares americanos é o valor amealhado pela província de Nampula no rescaldo da última Conferência de Investimentos, realizada há dois anos, cujo impacto é notório na dinamização da economia da província.

Em entrevista ao domingo, Victor Borges fala de investimentos de grande vulto nos sectores de agricultura, pesca e transporte de carvão mineral. Na Pesca, por exemplo, destaca a implementação de um projecto de 100 milhões de dólares, implementado por empresários chineses, que visa a promoção da aquacultura e pesca no distrito de Moma, sendo que cerca de 20 milhões de dólares destinam-se à aquacultura e 80 milhões para pesca industrial e semi-industrial.

Para a agricultura e construção de estradas, a União Europeia assegurou um pacote de 320 milhões de euros, que incluem também a província da Zambézia, valor que resulta da sua participação na Conferência de Investimentos.

Por outro lado, o Corredor Logístico de Nacala, recentemente inaugurado, está a impactar no incremento de volumes transportados de carvão mineral.

Segue-se o teor da entrevista em discurso directo.

Após a realização da Conferência de Investimentos, há dois anos, que avanços foram registados no desenvolvimento de Nampula? 

Após a Conferência de Investimentos, em Setembro de 2015, fizemos dois fóruns de investimento e negócio, um em 2016, outro em 2017.

Já começámos a obter resultados. Primeiro há empresas que se deslocaram de outros pontos do país para Nampula. Temos como exemplo empresas de venda de equipamento agrícola. Duas empresas estabeleceram-se em Nampula. Hoje se quisermos comprar máquinas agrícolas podemos fazê-lo aqui.

Divulgamos bastante a falta de energia eléctrica na nossa província. Neste momento temos quatro projectos de energia eléctrica, dois deles já consolidados, designadamente os projectos de Nacala Power e de Nacala-a-velha para produzir 400 megawatss de energia a partir de gás natural. Temos igualmente um projecto de geração em Namialo para produzir 150 megawatts a partir de painéis solares. Esses são projectos consolidados.

Leia mais...

Pub