“Operação produção” retratada em livro

A Embaixada da França vai lançar mais um livro inserido na colecção «Regards Croisés França-Moçambique». A obra intitula-se O poder do poder e é da autoria de Carlos Domingos Quembo. Com ênfase em sociologia política e particularmente no processo da produção social de políticas, O poder do poder traz uma outra interpretação, das várias existentes, sobre a Operação Produção (1983).

Os primeiros dois livros da mesma colecção foram publicados em Maio de 2016. O objectivo da colecção é a publicação anual de trabalhos de pesquisa moçambicanos e franceses sobre Moçambique e a sua região.

O primeiro livro “Escritas urbanas. Ler, Escrever, Agir na Cidade” de Beatrice Fraenkel, César Cumbe e Francesca Cozzolino, resulta de uma colaboração franco-moçambicana. O livro privilegia uma perspectiva comparativa, pois apresenta as paisagens linguísticas da cidade de Maputo, da cidade sul-africana de Pretória e de cidades francesas. O segundo livro «Deslocados de guerra em Maputo. Percursos migratórios, “citadinização” e transformações urbanas da capital moçambicana (1976-2010)» de Jeanne Vivet, mostra como Maputo, inicialmente concebida como local de refúgio se tornou um local de instalação durável, o lugar de “estar em casa” para os deslocados. A partir da análise da experiência dos deslocados de guerra, o livro realça as grandes evoluções sócio-espaciais da capital moçambicana da independência até hoje.

Carlos Domingos Quembo, nascido na cidade da Beira em 1979 é docente na Faculdade de Letras e Ciências Sociais, na Universidade Eduardo Mondlane, desde 2004. É Licenciado em história da África Austral pela UEM e fez o mestrado em ciência política no Instituto de Ciência Política de Bordéus (França), com especialidade em política e desenvolvimento nos países em vias de desenvolvimento. Encontra-se de momento a fazer doutoramento na Universidade de Oxford. As suas pesquisas abordam os processos de construção de políticas de desenvolvimento, continuidades e descontinuidades nas percepções dos fenómenos sociais, que influenciam os processos decisórios, a pobreza e o papel dos actores políticos na construção de políticas públicas. Estuda também as dinâmicas da urbanização na região da África Austral.

 

 

Versão-Impressa


Editorial

Aprendizagem, amizade união e competição
domingo, 16 julho 2017, 00:00
Arrancou sexta-feira última na cidade de Xai-Xai, num ambiente desusado, cheio de cor, luz e alegria, a 13.ª Edição do Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares Gaza... Leia Mais

Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 319 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador