“Operação produção” retratada em livro

A Embaixada da França vai lançar mais um livro inserido na colecção «Regards Croisés França-Moçambique». A obra intitula-se O poder do poder e é da autoria de Carlos Domingos Quembo. Com ênfase em sociologia política e particularmente no processo da produção social de políticas, O poder do poder traz uma outra interpretação, das várias existentes, sobre a Operação Produção (1983).

Os primeiros dois livros da mesma colecção foram publicados em Maio de 2016. O objectivo da colecção é a publicação anual de trabalhos de pesquisa moçambicanos e franceses sobre Moçambique e a sua região.

O primeiro livro “Escritas urbanas. Ler, Escrever, Agir na Cidade” de Beatrice Fraenkel, César Cumbe e Francesca Cozzolino, resulta de uma colaboração franco-moçambicana. O livro privilegia uma perspectiva comparativa, pois apresenta as paisagens linguísticas da cidade de Maputo, da cidade sul-africana de Pretória e de cidades francesas. O segundo livro «Deslocados de guerra em Maputo. Percursos migratórios, “citadinização” e transformações urbanas da capital moçambicana (1976-2010)» de Jeanne Vivet, mostra como Maputo, inicialmente concebida como local de refúgio se tornou um local de instalação durável, o lugar de “estar em casa” para os deslocados. A partir da análise da experiência dos deslocados de guerra, o livro realça as grandes evoluções sócio-espaciais da capital moçambicana da independência até hoje.

Carlos Domingos Quembo, nascido na cidade da Beira em 1979 é docente na Faculdade de Letras e Ciências Sociais, na Universidade Eduardo Mondlane, desde 2004. É Licenciado em história da África Austral pela UEM e fez o mestrado em ciência política no Instituto de Ciência Política de Bordéus (França), com especialidade em política e desenvolvimento nos países em vias de desenvolvimento. Encontra-se de momento a fazer doutoramento na Universidade de Oxford. As suas pesquisas abordam os processos de construção de políticas de desenvolvimento, continuidades e descontinuidades nas percepções dos fenómenos sociais, que influenciam os processos decisórios, a pobreza e o papel dos actores políticos na construção de políticas públicas. Estuda também as dinâmicas da urbanização na região da África Austral.

 

 

Versão-Impressa


Editorial

O que fazer com tanta madeira apreendida?
domingo, 23 abril 2017, 00:00
O Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER) desencadeou há poucos meses uma mega-operação de fiscalização das áreas de corte,... Leia Mais

Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 394 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador