Arranca esta terça-feira em 53 municípios de Moçambique a campanha eleitoral tendo em vista as V Eleições Autárquicas agendadas para o dia 10 de Outubro. A mesma durará 15 dias, tempo reservado para os partidos políticos, coligações de partidos e grupos de cidadãos proponentes exibirem publicamente os seus manifestos eleitorais.

Será na verdade o momento sublime para cada um dos concorrentes conquistar a simpatia do eleitorado. Nesse contexto, domingo considera ser crucial a observância rigorosa da Lei, incluindo a tolerância mútua entre os concorrentes, por um lado, e os cidadãos, por outro, para que tenhamos uma festa agradável.

O que estamos a dizer é que as caravanas ao se cruzarem não aconteçam situações desagradáveis que possam desembocar em distúrbios, até porque acreditamos na maturidade dos próprios políticos, seus militantes e simpatizantes que vão enveredar pela tolerância mútua.

Dos agentes da Lei e Ordem esperamos uma conduta saudável em estrito respeito à Legislação Eleitoral, Código de Conduta e as demais leis ordinárias.

Para que as eleições decorram tal como auguramos, a Comissão Nacional de Eleições como órgão regulador tratou de ministrar cursos específicos em matéria eleitoral, quer aos, quanto à nós, primeiros interessados, os políticos, quer à Polícia da República de Moçambique, à chamada sociedade civil e aos demais interessados.

É nesta perspectiva que domingosemostra confiante na realização de uma campanha sem sobressaltos, porquanto, todos os actores foram previamente municiados sobre como proceder no caso do cruzamento das caravanas de manifestantes dos partidos durante a caça-ao-voto.

Leia mais...

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique