EXPOSIÇÃO: Empresas nacionais lideram FACIM

Por Idnórcio Muchanga
idnorcio.muchanga@snoticias.co.mz

A quinquagésima terceira edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM) arranca no próximo dia 28 de Agosto com o término previsto para o dia 03 de Setembro, em Ricatla, no distrito de Marracuene. Até o momento, as empresas nacionais lideram a listas das confirmações, apesar de o número ter reduzido se comparado com o ano passado.

Dados em nosso poder indicam que apenas 183 empresas nacionais confirmaram a presença na presente edição contra mais de dois mil que participaram no ano passado. Das empresas estrangeiras foram confirmadas 85 contra 700 que marcaram presença em 2016.

Até o momento, 24 países confirmaram a sua presença contra 30 que vieram na edição passada. Trata-se de Alemanha, Angola, Portugal, Botswana, Itália, França, Indonésia, Grã-Bretanha, Dinamarca, Irlanda, Finlândia, Brasil, Islândia, Bielorrússia, que participa pela primeira vez, entre outros.

Das instituições públicas nacionais apenas os ministérios da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER), da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTSTP), dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) e das Obras Públicas e Recursos Hídricos (MOPHRH) é que confirmaram a sua participação.

As empresas nacionais que já confirmaram a presença garantem levar ao público o melhor do país, de modo a dinamizar o desenvolvimento económico, bem como a criação de condições para o livre investimento.

Apuramos, até o momento tanto as empresas públicas e privadas nacionais como estrangeiras e os países que já confirmaram presença vão ocupar apenas 50 por cento da área coberta e 75 por cento da área aberta, o que contrasta com o cenário vivido até o ano passado, em que a estas alturas já existiam empresas na lista de espera.

Leia mais...

Editorial

Fechar a cadeia de valor da agricultura
domingo, 29 outubro 2017, 00:00
Como manda a praxe, foi lançada, semana passada, a campanha agrária 2017-2018, numa cerimónia havida num dos distritos mais produtivos da província de Maputo – Moamba. A... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 322 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador