AGRICULTURA: MASA potencia produção animal e agrícola

O Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA) desenhou um kit para potenciar a produção animal e agrícola a nível nacional no âmbito do Programa Integrado de Transferência de Tecnologias (PITA).domingo apurou que com o kit será possível reunir todos os insumos necessários para produção em um quarto de hectare e criação de cerca de 500 pintos de frango de corte e 300 poedeiras.

Rogério Jamice, coordenador da Repartição de Tecnologias e Mudanças Climáticas do MASA, disse que o kit foi criado para seis culturas que constam do Plano Estratégico daquela instituição e que são consideradas prioritárias, nomeadamente milho, arroz, feijão nhemba, feijão vulgar, hortícolas e mandioca. Na pecuária abrange, entre outros, a criação de frangos de corte e poedeiras.

Os pacotes tecnológicos para estes produtos foram escritos numa linguagem perceptível tanto aos extensionistas como para os produtores. A ideia é que sejam fornecidos por provedores de insumos um pouco por todo o país.  

O MASA, por vocação, não pode fornecer kits aos produtores, mas havendo um programa com um financiamento específico, podemos identificar um grupo para fazer a distribuição, mas o grupo-alvo seria os provedores de insumos, que são os que lidam directamente com os produtores”, disse Jamice.

Para o caso da agricultura, o kit abarca todo o material necessário para a cadeia completa de produção, desde sementes, fertilizantes, até equipamento de segurança e sistemas de rega e seus acessórios. 

Leia mais...

Versão-Impressa


Editorial

Aprendizagem, amizade união e competição
domingo, 16 julho 2017, 00:00
Arrancou sexta-feira última na cidade de Xai-Xai, num ambiente desusado, cheio de cor, luz e alegria, a 13.ª Edição do Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares Gaza... Leia Mais

Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 285 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador