AGRICULTURA: MASA potencia produção animal e agrícola

O Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA) desenhou um kit para potenciar a produção animal e agrícola a nível nacional no âmbito do Programa Integrado de Transferência de Tecnologias (PITA).domingo apurou que com o kit será possível reunir todos os insumos necessários para produção em um quarto de hectare e criação de cerca de 500 pintos de frango de corte e 300 poedeiras.

Rogério Jamice, coordenador da Repartição de Tecnologias e Mudanças Climáticas do MASA, disse que o kit foi criado para seis culturas que constam do Plano Estratégico daquela instituição e que são consideradas prioritárias, nomeadamente milho, arroz, feijão nhemba, feijão vulgar, hortícolas e mandioca. Na pecuária abrange, entre outros, a criação de frangos de corte e poedeiras.

Os pacotes tecnológicos para estes produtos foram escritos numa linguagem perceptível tanto aos extensionistas como para os produtores. A ideia é que sejam fornecidos por provedores de insumos um pouco por todo o país.  

O MASA, por vocação, não pode fornecer kits aos produtores, mas havendo um programa com um financiamento específico, podemos identificar um grupo para fazer a distribuição, mas o grupo-alvo seria os provedores de insumos, que são os que lidam directamente com os produtores”, disse Jamice.

Para o caso da agricultura, o kit abarca todo o material necessário para a cadeia completa de produção, desde sementes, fertilizantes, até equipamento de segurança e sistemas de rega e seus acessórios. 

Leia mais...

Editorial

Fechar a cadeia de valor da agricultura
domingo, 29 outubro 2017, 00:00
Como manda a praxe, foi lançada, semana passada, a campanha agrária 2017-2018, numa cerimónia havida num dos distritos mais produtivos da província de Maputo – Moamba. A... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 469 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador