METICAL: BM coloca nova série no mercado

O Banco de Moçambique (BM) colocou, na última sexta-feira, em todo país, a terceira série do Metical, cujo diferencial está na introdução da assinatura do actual governador, Rogério Zandamela e na data, que passou a ser 16 de Junho de 2017. No entanto, a colocação desta série não acarreta custos adicionais e a circulação será em simultânea com a série introduzida em 2011.

A terceira série do Metical, ora em circulação, manteve todos os elementos de segurança, a expressão cultural, histórica, patrimonial e económica das notas, entretanto foi actualizada a data e a assinatura do actual governador do Banco de Moçambique em exercício, Rogério Lucas Zandamela.

 “A série de 2017 não contempla moedas metálicas.Conferimos ao público notas que ostentam elementos de segurança robustos, mantemos estes elementos na perspectiva de fornecer notas de boa qualidade”, disse Benedita Guimino, do Departamento de Emissão de Moeda.

Segundo Guimino, durante as pesquisas realizadas pelo Banco de Moçambique, volvidos cinco anos da introdução da segunda série do Metical, de 2011, constatou-se que os elementos de segurança continuam robustos, pois ainda não foi detectada nenhuma nota contrafeita e ou falsa em substrato de polímero, o que faz de Moçambique uma referência ao nível internacional.

O Banco Central garantiu que a introdução da terceira série do metical não envolve custos adicionais, nomeadamente de emissão, parametrização das máquinas e da campanha. É que anualmente aquela instituição recolhe as notas impróprias para circulação e substitui-as com as novas, com mesmas características.

Todos os anos recolhemos as notas impróprias para circulação. É o mesmo processo que vai acontecer agora, mas as notas novas terão uma nova assinatura e data. Por isso vamos continuar a gastar em torno de 600 mil dólares anuais para repor as notas.Estes custos não são estáticos. Depende do fluxo”, sublinhou.

Refira-se que a substituição pela terceira série será feita de forma gradual, o que significa que as notas da série 2006, 2011 e 2017 vão circular em simultâneo, a recolha vai acontecer à medida que as actuais se tornarem impróprias para circulação. O que significa que será uma substituição natural. Não haverá processo de troca nem data limite de circulação das notas das Séries 2006 e 2011.

Leia mais

Versão-Impressa


Editorial

O Metical
domingo, 18 junho 2017, 00:00
Na semana passada celebrámos o 16 de Junho, dia da criação da nossa moeda, o Metical. Com efeito, o Metical nasceu a 16 de Junho de 1980, num processo de troca do escudo... Leia Mais

Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 291 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador