A empresa Electricidade de Moçambique (EDM) ampliou a sua capacidade de fornecimento de energia eléctrica em todos os locais que habibualmente registam picos extraordinários de consumo na quadra festiva como forma de prevenir a ocorrência de apagões e avarias. A maior atenção foi dada às áreas turísticas das províncias de Inhambane e Gaza que, por estas alturas do ano, acolhem centenas de milhar de turistas.

Um dos pontos de maior demanda de electricidade é a região costeira da província de Inhambane, com realce para os distritos de Vilankulo, Inhassoro, Jangamo e as ilhas que compõem o Arquipelago de Bazaruto, para onde afluem milhares de turistas de visitantes.

No distrito de Vilankulo, a EDM instalou quatro geradores a Diesel com capacidades que vão de 250 a 450 Kilovolt Ampere (KVA), sendo que um encontra-se junto ao Hospital Rural de Vilankulko, outro na marginal com o propósito de alimentar a maior parte dos edifícios do Estado, o terceiro e o quarto foram implantados em bairros com a maior concentração populacional e na sede do distrito.

Estes equipamentos entrarão em funcionamento de forma automática a partir das 18 horas e deverão funcionar por seis a sete horas sempre que houver uma quebra na Central de Temane que produz electricidade a partir de geradores a gás natural e que por estas alturas do ano regista picos de consumo que podem ir até aos 8 MegaWatt (8MW), perto dos 11 MW que é a sua capacidade máxima de produção.

Deste modo, os cerca de 4500 clientes da EDM estabelecidos em Vilankulo e outros locais terão o fornecimento de energia assegurado, excepto em caso de ocorrência de fenómenos atmosféricos adversos que ponham em causa a rede de distribuição e respectivas infra-struturas.

Texto de Jorge Rungo

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Leia mais...


Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique