COMITÉ DE POLÍTICA MONETÁRIA: Controlo da inflação favorece taxa de juro

Redacção

A manutenção da tendência de redução das taxas de juro, iniciada em Abril do ano passado pelo Banco de Moçambique, é justificada pelo comportamento favorável da inflação, aliado ao facto de as projecções para o final do presente ano apontarem para um dígito.

O governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, disse, no final da última reunião do Comité de Política Monetária (CPMO), que a inflação, medida pela variação do Índice de Preços no Consumidor, mantém-se baixa, em cerca de três por cento, contra 21,6 por cento do período homólogo de 2017.

Segundo Zandamela, em termos mensais, observou-se no mês em referência um incremento do nível geral de preços em 0,97 por cento, a reflectir fundamentalmente o aumento dos preços dos produtos administrados, nomeadamente a tarifa dos transportes semi-colectivos urbanos e suburbanos em pouco mais de 21 por cento; gasolina em 1,5 por cento e do gasóleo em 8,3 por cento, o que combinado com o aumento do preço do carvão vegetal em 3,8 por cento contribuiu em 81 pontos-base para a variação mensal registada no período.

No entanto, excluindo os preços das frutas e vegetais e os produtos administrados, manteve-se a tendência de desaceleração da inflação anual, ao situar-se em 1,34 por cento, após 2,07 por cento em Fevereiro de 2018.

Por essa razão, o CPMO decidiu reduzir a taxa de juro de política monetária, taxa MIMO, em 150 pontos-base, para 16,5 por cento. Adicionalmente, baixou a taxa da Facilidade Permanente de Cedência (FPC) em 100 pontos-base, para 18 por cento, tendo mantido tanto a taxa da Facilidade Permanente de Depósitos (FPD) em 12,5 por cento, como o coeficiente de Reservas Obrigatórias (RO) para os passivos em moeda nacional em 14 por cento, e em moeda estrangeira em 22 por cento.

Rogério Zandamela recordou ainda que o mercado cambial doméstico regista uma redução da pressão cambial, em resultado das recentes medidas de políticas tomadas pelo Banco Central. Depois de ter atingido o pico de62,92 meticais para cada dólar americano, a 15 de Março, a taxa de câmbio média praticada pelos bancos comerciais com opúblico situou-se em 60,98 meticais por dólar, a 10 de Abril. No mesmo período, a cotação do Rand passou de 5,30 meticais para 5,05 meticais.

Leia mais...

Editorial

Assim também não!
domingo, 22 abril 2018, 00:00
Começa a ser preocupante a maneira como gente estranha ao sector da Saúde, vezes sem conta, passeia-se à vontade, nas nossas unidades sanitárias; sobretudo quando estas... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 462 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador