A Sociedade Interbancária de Moçambique (SIMO), Gestora da Rede Única Nacional de Pagamentos, anunciou, na última sexta-feira, que os serviços por si prestados, nomeadamente, Caixas Automáticas (ATMs) e Pontos de Operações (POSs), Operações com Cartões e Carteiras Móveis encontram-se indisponíveis.

O caminho para assegurar que os recursos minerais sejam explorados de forma legal e sustentável continua longo e sinuoso. A Inspecção Geral de Recursos Minerais (IGRM), entidade que deve vigiar a todos os que operam no ramo, não tem orçamento próprio, só tem três (3) viaturas e menos de 80 inspectores  em todo o país.

Presidente do Conselho de Administração (PCA), da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), Omar Mithá, disse há dias que “éimportante ter em conta as mudanças que se assistem no mercado do gás onde os compradores nãoestão mais interessados em contratos de longo prazo e largos volumes. Aliás, mesmo o mercado Spot (ou imediato) apresenta-se neste momento baixo em relação a 2010, o que contribui para demora no alcance dos acordos de venda”.

O presidente da Associação das Pequenas e Médias Empresas (APME), Inocêncio Paulino, diz que o estágio actual das PME nacional como desafiador por causa da crise económica e financeira. Para superar este quadro, assinou um acordo com o Banco MAIS para a disponibilização de um fundo de dois milhões de dólares destinado às Pequenas e Médias Empresas.

O Ministério da Cultura e Turismo pretende que a Feira Internacional do Turismo (FIKANI) passe a ser organizada e gerida pelo sector privado moçambicano tal como acontece com outras feiras similares realizadas a nível mundial para permitir que esta seja profissional e sustentável.

O consultor independente contratado para refazer o Plano Estratégico do Instituto de Cereais (ICM) diz que esta instituição  não precisa voltar a intervir directamente no mercado. Apenas deve forcar-se na coordenação, facilitação e na promoção.  

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique

Mais lidas