CASTANHA DE CAJU: Moçambique quer voltar a ser o melhor do mundo

Texto de Angelina Mahumane

angelina.mahumane@snoticicas.co.mz

Moçambique está à procura de reconquistar o estatuto de maior produtor mundial da castanha de caju, um objectivo alcançável quer na óptica do sector produtivo - camponeses e empresas de processamento - quer na do Governo. Está-se agora a trabalhar na renovação do cajual, pressupostos para o aumento da produtividade e na melhoria do provimento de serviços ao sector.

Empresas perdem dinheiro por falta de certificação

Texto de Idnórcio Muchanga
idnórcio.muchanga@snoticias.co.mz
Moçambique continua com um número reduzido de Pequenas e Médias Empresas (PME) com certificação de qualidade, instrumento que as permitiria prestar serviços às multinacionais e exportar os seus produtos para um mercado internacional cada vez mais exigente.

MEDIDAS DE CONTENÇÃO : Estado pode poupar nove biliões em 2018

Redacção

Como forma de fazer face à crise, o Governo acaba de anunciar novas medidas de contenção a vigorarem a partir do próximo ano, as quais incluem a racionalização do subsídio especial ao funcionário, redução de custos com viaturas e comunicações e arrendamento de imóveis para altos dirigentes do Estado. Neste exercício pode-se poupar cerca de oito biliões de Meticais do orçamento de 2018.

CAPITAL SOCIAL: Venda de acções da HCB permite gestão empresarial

Texto de Benjamim Wilson
benjamim.wilson@snoticicas.co.mz

O capital social da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), em Tete, está aberto, pela primeira vez, para a entrada de pessoas singulares e empresas nacionais, exercício descrito como sendo de inclusão e de criar condições para que a empresa seja verdadeiramente gerida em moldes empresariais.

ACTIVIDADES ECONÓMICAS: INAE prepara cobrança coerciva das multas

Texto de Angelina Mahumane
angelina.mahumane@snoticicas.co.mz

A Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) está a preparar-se para cobrar coercivamente as multas aplicadas este ano aos agentes económicos por cometimento de diversas irregularidades.

Editorial

Controlo da SIDA e luta contra estigmatização
domingo, 03 dezembro 2017, 00:00
Como resultado dos esforços empreendidos de 2011 a 2013, Moçambique registou uma redução da transmissão sexual do HIV em 25 por cento, a par da diminuição,... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 324 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador