Política

    Desporto

      Nacional

        Sociedade

          Economia

          Cultura

            Mais lidas

            Câmbio

            Moeda Compra Venda
            USD 59,96 61,15
            ZAR 4,17 4,25
            EUR 68,7 70,06

            19.10.201Banco de Moçambique

            Redacção

             

            A população da vila de Namige, sede do distrito de Mogincual, na província de Nampula, passa a beneficiar do fornecimento de água potável com a inauguração ontem, pelo Presidente da República, de um novo sistema de captação e distribuição com capacidade para abastecer 20.000 pessoas.

            Filipe Nyusi efectua, desde sexta-feira, uma visita de trabalho à província de Nampula. A sua porta de entrada foi o distrito de Nacala-Porto, onde, além de dirigir as cerimónias centrais do aniversário da criação da então Organização da Unidade Africana (OUA) - actual União Africana, dirigiu um comício popular e inaugurou empreendimentos económicos.

            Falando momento após inaugurar o empreendimento que custou pouco mais de 39 milhões de Meticais, Filipe Nyusi disse que a sua construção, de raiz, foi em resposta ao pedido da população aquando da última visita realizada a este ponto do país.

            “Como temos dito, o povo é que sabe o que quer e quando quer, neste caso quando disseram que a prioridade era água para consumo, concentramos os nossos esforços e ela está aqui. Vamos ter água de boa qualidade. Recomendamos aos gestores para, de forma prudente e racional, cuidar desta infra-estrutura”, recomendou o Chefe do Estado.

            O actual sistema de abastecimento de água é composto por um centro distribuidor com um reservatório semi-enterrado com capacidade de armazenamento de 180 metros cúbicos e outro elevado com 100 metros cúbicos.

            O centro distribuidor prevê uma área para expansão com vista ao aumento da capacidade do sistema.

            O sistema compreende ainda uma rede de distribuição com capacidade para 110 ligações domiciliárias e torneiras instaladas em quintais. A ele foram acopladas 12 fontanários com duas torneiras, onde se estima uma cobertura de 500 pessoas por dia.

            Ainda na vila de Namige, Filipe Nyusi orientou um comício com a população local, onde destacou o desenvolvimento que se regista naquela região desde que voltou a acolher a sede do distrito de Mogincual, um desejo, aliás, reiterado pela população local, sempre que ocorresse uma visita de alto nível.

            Leia mais...