Quero jogar na WNBA

Por Custódio Mugabe

custodio.mugabe@snoticicas.co.mz

Sílvia Amadeu Veloso, 18 anos, partiu quarta-feira passada para o Estado do Texas, nos Estados Unidos da América (EUA), onde durante quatro anos vai estudar e jogar basquetebol no Seward County Community College (SCCC). Na hora de partida, confessou ao domingo que, mais do que nunca, o sonho de evoluir no campeonato profissional WNBA está bem vivo.

A atleta, 1.72 metros, vai evoluir num emblema que já acolheu algumas estrelas do país, como Deolinda Ngulela, Ilda Chambe, Neide Ocuane e Tamara Seda. Agora é a vez da melhor marcadora do Afrobasket Sub 16 do ano passado deixar a sua marca. Convidamos o leitor a seguir a conversa mantida com a atleta na véspera da viagem.

Finamente vai partir para os EUA como queria. Em que contexto surgiu esta bolsa de estudo?

Realmente vou atrás dos meus sonhos. Será difícil ficar longe da família e amigos. O meu clube de sempre, Ferroviário da Beira, viabilizou esta bolsa de estudo. A direcção já está com um pensamento de no lugar de contratar jogadoras estrangeiras, formar as locais e quando regressarem contribuírem com sua qualidade e experiência para o clube. É neste contexto que viajo para jogar nos EUA.

Por quanto tempo vai jogar lá?

A bolsa de estudo é de quatro anos e espero regressar para representar o clube no próximo campeonato nacional. Se não regressar nas férias, vou ficar por lá a praticar o meu inglês.

Estava a formar-se em recursos humanos na Universidade Católica, e agora o que vai estudar?

Inscrevi-me para fazer informática.

E quais são as suas expectativas?

Leia mais...

Editorial

Assim também não!
domingo, 22 abril 2018, 00:00
Começa a ser preocupante a maneira como gente estranha ao sector da Saúde, vezes sem conta, passeia-se à vontade, nas nossas unidades sanitárias; sobretudo quando estas... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 359 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador