XIII FESTIVAL NACIONAL DOS JOGOS DESPORTIVOS ESCOLARES: Sim, senhores, há festa escolar em Gaza!

1386 atletas/alunos estão concentrados desde sexta-feira passada na Cidade de Xai-Xai, capital provincial de Gaza, para conviver e competir em oito modalidades numa festa que reúne oito modalidades, designadamente andebol, atletismo, basquetebol, futebol, ginástica, voleibol, xadrez e jogos tradicionais.   

As competições iniciaram com o futebol, tendo na jornada inaugural Cabo Delgado batido a selecção anfitriã por um a zero. O jogo seguiu-se à cerimônia oficial de abertura dirigida pelo Chefe do Estado, Filipe Nyusi.

O evento termina domingo próximo e decorre sob o lema “Desporto Escolar conservando a natureza”, tendo o rinoceronte, um animal mais procurado pelos caçadores furtivos, como mascote.

A cerimônia de abertura foi marcada pelo desfile das deslocações provinciais e apresentação de ginástica massiva por centenas de crianças, transmitindo uma mensagem de boas-vindas aos visitantes.

Cantaram e encantaram o público que lotou o campo do Ferroviário de Gaza dois músicos naturais da província de Gaza, MR. Bow e Roberto Chitsondso.

Nota a destacar o facto de a organização ter disponibilizado todos os recintos de jogos a tempo dos atletas se familiarizarem com os mesmos antes do arranque das competições. 

Durante o festival, estão previstas actividades paralelas às competições, como um passeio ao Parque Nacional do Limpopo, indo ao encontro do lema dos Jogos, a conservação da natureza.Também haverá passeios turísticos e um grupo de alunos que vai dedicar-se a limpeza das praias e um outro a actividades ligadas à agricultura, um dos sectores determinantes da economia nacional.

CHEFE DO ESTADO DESTACA

PROGRESOS NO DESPORTO

O Presidente da República, Filipe Nyusi, destacou os resultados que as diferentes modalidades têm conquistado a nível internacional fruto do trabalho desenvolvido no desporto escolar.

 Lembrou que nos Jogos da CPLP de Cabo Verde (2016) ficámos em segundo lugar, a melhor classificação de sempre, e conquistámos 32 medalhas, tendo a maioria dos atletas representantes de Moçambique ter sido selecionada nos Jogos Escolares de 2015, em Pemba.

O Chefe do Estado enumerou várias conquistas recentes que “engrandecem o país no concerto das nações”, nomeadamente:

- O primeiro lugar continental que a patinagem moçambicana ocupou em 2015.

- A conquista da medalha de bronze por Edmilsa Governo nos Jogos Paralímpicos do Rio Janeiro-2016.

- A conquista recente do tricampeonato mundial de salto acrobático.

- A qualificação da Selecção Nacional de Futsal para o Campeonato do Mundo - Colômbia (2016)

- Vitórias alcançadas no Campeonato do Mundo de Tang Soo Do.

- O tricampenato africano de vela.

- O bicampeonato de canoagem.

- A qualificação do Ferroviário da Beira para os quartos-de-final da Liga dos Campeões Africanos e o início positivo dos “Mambas” sobre a Zâmbia nas eliminatórias de qualificação ao CAN 2019.

Filipe Nyusi abordou ainda o significado do lema desta edição dos Jogos Escolares, sublinhando que é pertinente e oportuno, pois o Governo está preocupado com a caca furtiva, e esta é uma oportunidade para passar essa mensagem aos jovens atletas, que devem assumir uma posição protectora do ambiente e da natureza.

- Quem pratica a caça furtiva é também um assassino, pois cada vez que se destrói a natureza se destroem igualmente vidas humanas, destacou o Chefe do Estado.

Leia mais...

Editorial

Fechar a cadeia de valor da agricultura
domingo, 29 outubro 2017, 00:00
Como manda a praxe, foi lançada, semana passada, a campanha agrária 2017-2018, numa cerimónia havida num dos distritos mais produtivos da província de Maputo – Moamba. A... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 524 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador