XIII FESTIVAL NACIONAL DOS JOGOS DESPORTIVOS ESCOLARES: Sim, senhores, há festa escolar em Gaza!

1386 atletas/alunos estão concentrados desde sexta-feira passada na Cidade de Xai-Xai, capital provincial de Gaza, para conviver e competir em oito modalidades numa festa que reúne oito modalidades, designadamente andebol, atletismo, basquetebol, futebol, ginástica, voleibol, xadrez e jogos tradicionais.   

As competições iniciaram com o futebol, tendo na jornada inaugural Cabo Delgado batido a selecção anfitriã por um a zero. O jogo seguiu-se à cerimônia oficial de abertura dirigida pelo Chefe do Estado, Filipe Nyusi.

O evento termina domingo próximo e decorre sob o lema “Desporto Escolar conservando a natureza”, tendo o rinoceronte, um animal mais procurado pelos caçadores furtivos, como mascote.

A cerimônia de abertura foi marcada pelo desfile das deslocações provinciais e apresentação de ginástica massiva por centenas de crianças, transmitindo uma mensagem de boas-vindas aos visitantes.

Cantaram e encantaram o público que lotou o campo do Ferroviário de Gaza dois músicos naturais da província de Gaza, MR. Bow e Roberto Chitsondso.

Nota a destacar o facto de a organização ter disponibilizado todos os recintos de jogos a tempo dos atletas se familiarizarem com os mesmos antes do arranque das competições. 

Durante o festival, estão previstas actividades paralelas às competições, como um passeio ao Parque Nacional do Limpopo, indo ao encontro do lema dos Jogos, a conservação da natureza.Também haverá passeios turísticos e um grupo de alunos que vai dedicar-se a limpeza das praias e um outro a actividades ligadas à agricultura, um dos sectores determinantes da economia nacional.

CHEFE DO ESTADO DESTACA

PROGRESOS NO DESPORTO

O Presidente da República, Filipe Nyusi, destacou os resultados que as diferentes modalidades têm conquistado a nível internacional fruto do trabalho desenvolvido no desporto escolar.

 Lembrou que nos Jogos da CPLP de Cabo Verde (2016) ficámos em segundo lugar, a melhor classificação de sempre, e conquistámos 32 medalhas, tendo a maioria dos atletas representantes de Moçambique ter sido selecionada nos Jogos Escolares de 2015, em Pemba.

O Chefe do Estado enumerou várias conquistas recentes que “engrandecem o país no concerto das nações”, nomeadamente:

- O primeiro lugar continental que a patinagem moçambicana ocupou em 2015.

- A conquista da medalha de bronze por Edmilsa Governo nos Jogos Paralímpicos do Rio Janeiro-2016.

- A conquista recente do tricampeonato mundial de salto acrobático.

- A qualificação da Selecção Nacional de Futsal para o Campeonato do Mundo - Colômbia (2016)

- Vitórias alcançadas no Campeonato do Mundo de Tang Soo Do.

- O tricampenato africano de vela.

- O bicampeonato de canoagem.

- A qualificação do Ferroviário da Beira para os quartos-de-final da Liga dos Campeões Africanos e o início positivo dos “Mambas” sobre a Zâmbia nas eliminatórias de qualificação ao CAN 2019.

Filipe Nyusi abordou ainda o significado do lema desta edição dos Jogos Escolares, sublinhando que é pertinente e oportuno, pois o Governo está preocupado com a caca furtiva, e esta é uma oportunidade para passar essa mensagem aos jovens atletas, que devem assumir uma posição protectora do ambiente e da natureza.

- Quem pratica a caça furtiva é também um assassino, pois cada vez que se destrói a natureza se destroem igualmente vidas humanas, destacou o Chefe do Estado.

Leia mais...

Versão-Impressa


Editorial

Aprendizagem, amizade união e competição
domingo, 16 julho 2017, 00:00
Arrancou sexta-feira última na cidade de Xai-Xai, num ambiente desusado, cheio de cor, luz e alegria, a 13.ª Edição do Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares Gaza... Leia Mais

Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 263 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador