Estudante da UP morre na piscina no seu aniversário

Sérgio José Mandlate, estudante da Universidade Pedagógica (UP), foi retirado sem vida nas águas da Piscina Raimundo Franisse, em Maputo, as 12 horas do dia 11 de Abril de 2017.

O malogrado, estudante do primeiro ano, 18 anos de idade,  participava em mais uma aula de natação, sob orientação do professor Flávio Ribeiro, quando, em circunstâncias pouco claras, quedou-se para a piscina.

O secretário-geral da Associação de Natação da Cidade de Maputo, Caetano Ruben, que na altura do incidente não se encontrava no recinto da piscina, foi quem dirigiu a operação da retirada do corpo do estudante das águas na companhia de outros elementos ligados à natação, designadamente Viriato, Jaime e “Nigas”.

Caetano Ruben disse-nos admitir-se que o estudante sofresse de problemas cardíacos ou epilepsia, pelo facto de se ter constatado que não bebeu água e se apresentava com a boca fechada.

Sérgio Mandlate, cujos restos mortais foram a enterrar dia 13 de Abril, era órfão de pais e vivia cuidando do irmão de oito anos, que nasceu no dia que a mãe faleceu. Para além de irmão, vivia com avó de 90 anos de idade, no Bairro 1º de Maio, em Maputo.

Curiosamente, Sérgio Mandlate afogou-se na mesma data e hora que nasceu, 13 de Abril, 12 horas.

Neste momento decorrem os procedimentos legais junto das entidades competentes para o desfecho do caso.

Também de Caetano Ruben ficamos a saber que este não é o primeiro caso de morte na Piscina Raimundo Franisse envolvendo alunos da UP. O primeiro aconteceu em 2015.

Ruben recomenda a todos, escolas e clubes, que queiram enveredar pela aprendizagem e prática de desporto para não pouparem esforços de submeter os seus educandos ou atletas a rigorosos exames médicos.    

Editorial

A falta que as estradas e pontes nos fazem
domingo, 27 agosto 2017, 00:00
O Governo assume que no presente quinquénio tem quatro pilares essenciais para o desenvolvimento do país, nomeadamente a Agricultura, Energia, Infra-estruturas e Turismo, sectores nos quais... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 263 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador