Ponta Gea retratado em livro

Ponta Gea é o mais recente título do livro do escritor João Paulo Borges Coelho que será lançado na próxima semana, dia 7 de Novembro, em Maputo.

A sair sob chancela da Editora Ndjira, a obra fala sobre a infância do autor passada no bairro Ponta Gea, na Beira, capital provincial de Sofala.

Composto por quinze textos que se entrecruzam e sugerem uma sequência cronológica, mas que também podem ser lidos isoladamente, não se trata de um livro de memórias da infância, mas de um exercício de ficção, de como o mundo era visto a partir dessa idade em que, como escreveu Proust, “se acredita que criamos aquilo que nomeamos”.

Embora de natureza ficcional, os textos apoiam-se em factos do acontecido e recuperam figuras e acontecimentos que o tempo foi desgastando, em alguns casos até ao limite irremediável do esquecimento. Sendo também, de algum modo, um livro sobre a descoberta da natureza, esse esquecimento encontra aqui uma metáfora à sua altura, na medida em que a Ponta Gea, cenário físico das aventuras descritas, corre hoje o risco de ser varrida pelo mar.

João Paulo Borges Coelhoé historiador e romancista. Passou a infância em Moçambique e frequentou o Liceu na Beira. É doutorado pela Universidade de Bradford (Reino Unido). É professor catedrático de História na Universidade Eduardo Mondlane e é professor convidado do Mestrado em História de África na Universidade de Lisboa. Publicou vários textos e ensaios sobre História em jornais e revistas nacionais e internacionais. Em 2012 recebeu o doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Aveiro.

Estreou-se na ficção através da obra As Duas Sombras do Rio (2003) e viu vários livros premiados, entre os quais As Visitas do Dr. Valdez (Prémio José Craveirinha, 2006) e O Olho de Hertzog (Prémio Leya 2009).

 

Editorial

Fechar a cadeia de valor da agricultura
domingo, 29 outubro 2017, 00:00
Como manda a praxe, foi lançada, semana passada, a campanha agrária 2017-2018, numa cerimónia havida num dos distritos mais produtivos da província de Maputo – Moamba. A... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 497 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador