MÚSICA: Ivete Vales a saxofonista

Maria de Lurdes Cossa
malu.cossa@snoticicas.co.mz
Há muito tempo que no universo da música, instrumentos como saxofone, trompete, viola baixo, bateria são considerados (mais) masculinos, em Moçambique. No entanto, mesmo com todos estes paradigmas, existem mulheres que não ligam a mínima às falácias e provam que o potencial é que conta. Ivete Vales, jovem artista moçambicana, é uma delas.

Amante de música desde criança, Ivete é saxofonista e deu os primeiros sopros quando ingressou na Escola Nacional de Música, há sensivelmente 17 anos. Nesse período também cantava e aprendia a tocar outros instrumentos musicais, mas foi o saxofone que a deixou perdidamente apaixonada.

Recentemente domingo conversou com a jovem, nascida em Maputo. Franzina e de sorriso fácil, Ivete revelou “as cartas” do seu percurso contando que se inseriu no universo da música muito antes de aprender a soprar o saxofone.

Inicialmente ela gostava mais de cantar e por conta disso, aos nove anos de idade, participou, em 1994/5, no Festival dos Pequenos Cantores, evento que visava descobrir talentos, na Rádio Moçambique (RM). Larson Vales, seu irmão, era quem compunha as letras das músicas que, a então menina, costumava interpretar. 

Leia mais...

Editorial

Gota-a-gota vamos ficando “secos”
domingo, 18 fevereiro 2018, 00:00
A sabedoria secular ensina que bastas vezes só percebemos o valor da água depois que a fonte seca. Maputo, capital do país, está a braços com restrições no... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 277 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador