MONUMENTOS: Celebrar os museus como património cultural

Celebra-se no próximo dia 18 de Abril, terça-feira, o Dia Internacional de Monumentos e Sítios, sob o lema Património Cultural e Turismo Sustentável.

O lema da celebração do Dia dos Monumentos e Sítios é definido pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) e este ano a organização pretende encorajar as pessoas e as comunidades locais a reflectirem sobre o papel da prática sustentável do turismo tendo por base visitas a bens do património cultural e trocas culturais.  Para o ICOMOS, a prática do turismo permite o encontro de culturas promovendo-se, deste modo, a coexistência pacífica e o reconhecimento de valores culturais.

Para a celebração da data, a Fortaleza de Maputo, um monumento sob gestão da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), a partir do lema Património Cultural e Turismo Sustentável, concebeu uma programação especial com enfoque nas crianças e na sua participação na promoção de um turismo cultural sustentável baseado na preservação e no respeito pelo património cultural.

Entre as 10.00 e 14.00 horas, as visitas à Fortaleza serão orientadas por 10 crianças provenientes de diferentes escolas da cidade de Maputo. “Com esta iniciativa e com as outras actividades oferecidas a este público, espera-se contribuir para a valorização do património cultural e da prática turística baseada na cultura junto do público infantil e juvenil”, explica Matilde Muocha, curadora na Fortaleza de Maputo.

Ainda no contexto das actividades de celebração do Dia dos Monumentos, será inaugurada a exposição Moçambique: vida e a história em Psikhelekedane, a partir das 17.00 horas. “Para fechar o programa do dia terá lugar um concerto da Orquestra de Música da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane com a participação especial do Ensemble Vocalis do Conservatório de Música e Arte Dramática – MUSIARTE, a partir das 19.00 horas”, explica Matilde Muocha.

 

 

Editorial

A (in)verdade desportiva
domingo, 15 outubro 2017, 00:00
As notícias que nos chegam do Norte do país futebolístico não abonam a nosso favor. Depois de muitas denúncias e acusações não esclarecidas com... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 313 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador