MONUMENTOS: Celebrar os museus como património cultural

Celebra-se no próximo dia 18 de Abril, terça-feira, o Dia Internacional de Monumentos e Sítios, sob o lema Património Cultural e Turismo Sustentável.

O lema da celebração do Dia dos Monumentos e Sítios é definido pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) e este ano a organização pretende encorajar as pessoas e as comunidades locais a reflectirem sobre o papel da prática sustentável do turismo tendo por base visitas a bens do património cultural e trocas culturais.  Para o ICOMOS, a prática do turismo permite o encontro de culturas promovendo-se, deste modo, a coexistência pacífica e o reconhecimento de valores culturais.

Para a celebração da data, a Fortaleza de Maputo, um monumento sob gestão da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), a partir do lema Património Cultural e Turismo Sustentável, concebeu uma programação especial com enfoque nas crianças e na sua participação na promoção de um turismo cultural sustentável baseado na preservação e no respeito pelo património cultural.

Entre as 10.00 e 14.00 horas, as visitas à Fortaleza serão orientadas por 10 crianças provenientes de diferentes escolas da cidade de Maputo. “Com esta iniciativa e com as outras actividades oferecidas a este público, espera-se contribuir para a valorização do património cultural e da prática turística baseada na cultura junto do público infantil e juvenil”, explica Matilde Muocha, curadora na Fortaleza de Maputo.

Ainda no contexto das actividades de celebração do Dia dos Monumentos, será inaugurada a exposição Moçambique: vida e a história em Psikhelekedane, a partir das 17.00 horas. “Para fechar o programa do dia terá lugar um concerto da Orquestra de Música da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane com a participação especial do Ensemble Vocalis do Conservatório de Música e Arte Dramática – MUSIARTE, a partir das 19.00 horas”, explica Matilde Muocha.

 

 

Versão-Impressa


Editorial

O Metical
domingo, 18 junho 2017, 00:00
Na semana passada celebrámos o 16 de Junho, dia da criação da nossa moeda, o Metical. Com efeito, o Metical nasceu a 16 de Junho de 1980, num processo de troca do escudo... Leia Mais

Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 323 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador