Três jovens moçambicanos inovadores Sebastião Coana (1.º lugar), Emelito Changadeia (2.º lugar) e Edson Nhancale (3.º lugar) foram premiados no concurso Statupper do ano promovido pela Total.

De âmbito nacional, ao concurso Startupper foram submetidas dezasseis propostas de criatividade nas mais diversas áreas.

Os premiados apresentaram ideias inovadoras nas seguintes áreas: “O nosso projecto tem como objectivo proteger o meio ambiente, promovendo o desenvolvimento sustentável da nossa economia, através da criação de produtos ecológicos. Através da matéria-prima local, como cascas de coco em Inhambane, promovemos emprego ao reutilizar os produtos recolhidos”, explica Sebastião Coana.

Água potável para todos é o projecto apresentado por Emelito Changadeia. “Com a problemática da falta de água potável na maioria das vilas municipais, julgamos que o nosso projecto pode ser útil na resolução. Criámos um modelo de transformação da água turva em potável, pronta a ser consumida”.Edson Nhancale concorreu com o projecto vegetais protegidos – casa verde. “Através da casa verde procuramos disponibilizar no mercado hortícolas frescas e de qualidade durante todo o ano. Face às mudanças climáticas, as plantas crescerão num ambiente protegido e vamos reduzir as importações de vegetais”.Miquelina Menezes, madrinha do concurso, disse: “Todos os concorrentes são vencedores. O mais importante é terem submetido as suas criações e mostrarem o seu talento. Encorajamos que nas edições seguintes haja mais concorrentes”.

 

Frederic Des-Vos, director da Total em Moçambique, endereçou os parabéns a todos os participantes. “Estão de parabéns. Não foi fácil escolher os vencedores porque a qualidade dos projectos submetidos é excelente. Todos os projectos são bons, mas não podem ganhar todos. Por isso, também defendo que todos os concorrentes são vencedores, apesar de uns não terem prémio”.Emponderando a mulher, o concurso, que é realizado em mais de trinta países africanos desde 2015, este ano criou um prémio especial chamado Grande empreendedora. Marta Uetela foi a vencedora e como prémio ela irá juntar-se a outras vencedoras de outros países para um treino e troca de experiências. Quanto aos três vencedores, Sebastião, Emelito e Edson, para além de valores monetários, será feito acompanhamento aos seus projectos.

 

 

 
 
Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 63,6 64,83
ZAR 4,56 4,65
EUR 71,57 72,96

11.04.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 191 visitante(s) ligado(s) ao Jornal

+ lidas