É última semana de 2018. Estamos no Núcleo de Arte, rua da Argélia, Maputo. Os artistas, em número inferior a dez, pintam e esculpem obras de arte. Outros, sem inspiração, fumam cigarros e conversam sobre assuntos diversos. Enquanto isso, dos aparelhos sonoros, ligados numa das oficinas, vão-se “vomitando” sons de jazz que lhes alimentam a alma.

-Rhodalia Silvestre, melhor voz do Ngoma Moçambique 2018

RhodaliaSilvestre faz parte do grupo de artistas que vive de e para a música. A sua arte, que se evidencia a cada dia, transborda da sua voz aguda e potente, aliás de uma soprano que espreita projecção internacional. Com a música “Wansati” foi distinguida como a "melhor voz" do Ngoma Moçambique 2018, parada musical promovida pela Rádio Moçambique.

Esteveausente dos palcos e dos "media" por muito tempo. Dedicava-se à família, aos estudos e a outros projectos pessoais. De volta à ribalta, 12 anos depois, Filipe Pascoal António ou, simplesmente, Fill traz o seu sexto trabalho discográfico intitulado “Sacudiu e Bazou”. O disco tem 18 faixas musicais resultantes da fusão de Kizomba, Coladeira, Semba e outros.

É quente. Muito quente no Verão. As temperaturas chegam a atingir 31 graus centígrados. Ao anoitecer, nas praias, uma lufada de ar fresco acaricia a cara, transmitindo a sensação de liberdade e alegria. Ora, esta é a cidade de Pemba, localizada na província de Cabo Delgado. Pequena e linda, é rodeada de praias magníficas, com águas límpidas e ladeadas de palmeiras.

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique